Banda Marcial Professor João Guedes

Banda - Centro - Banda Marcial 

Em agosto de 1977, a Banda Marcial Professor João Guedes, também conhecida como Banda da Erem, foi fundada homenageando em seu nome o professor de Química e primeiro maestro da banda, João Guedes. Inicialmente, contava com 50 componentes, sendo divididos entre percussão e metais. Instrumentos como: atabaques, caixas, pratos, quadriton e fuzileiros, assim como trombones, trompetes, flautas transversais, piccolo, tubas e bombardinos faziam parte do cotidiano dos jovens da Escola Coronel João Francisco. 

A Banda passou um período desativada, mas em 2008 voltou a fazer parte das atividades culturais da cidade, apresentando-se, em festividades como 7 de setembro, concursos em diversas cidades, na categoria Marcial Jovem, executando um repertório com sucessos nacionais e internacionais. Diversos títulos e troféus estão na trajetória da Banda: em 2012 e 2013, conquistou, como percussão rudimentar, o 1º lugar para a balizadora e o balizador. Em 2014 e 2015, obteve o 3º lugar como banda e 2º lugar para o corpo coreográfico. Em 2016, o Mor Adelino Leandro conseguiu 2º lugar e 1º lugar em 2017. Em 2019, sob a regência de Alex Manoel passou à categoria Marcial Master, conquistando o 3º lugar como banda, o corpo coreográfico conseguiu 2º lugar sendo segundo melhor da região, o Mor Adelino Leandro, 1º lugar e o balizador Daniel Alvez conseguiu 3º lugar. Em 2020, a banda, o corpo coreográfico e o balizador Daniel Alvez conquistaram a segunda colocação e o Mor, o 1º lugar. 

Em 2021, a banda conseguiu 2º lugar ainda na categoria Marcial Master e o 1º lugar para o corpo coreográfico e o pelotão cívico. Na sua trajetória, diferentes regentes e coreógrafos passaram pela Banda da Erem, tendo, hoje, como maestro Edleudo Antônio e como coreógrafo Adelino Leandro. 

Responsável: Adelino Ancelmo Leandro


Rua Alcedo Marrocos, s/n, Centro, São Vicente Férrer / PE

+55 81 99409.3361

@bmpjg